Páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Desvendando a Bioinformática

Sexta - 28 de maio - 21 horas

A Bioinformática, uma das mais interessantes áreas de pesquisa atuais, é o estudo de modelos matemáticos e computacionais para a solução de problemas envolvendo dados gerados pela Biologia e Biotecnologia. O avanço das pesquisas e tecnologias em genômica e biologia molecular fez surgir um grande volume de dados biológicos. A Bioiformática e a Biologia Computacional surgiram como áreas de pesquisa que visam principalmente organizar e gerar informações a partir de dados biológicos.
Nesta palestra serão apresentados alguns dos principais campos de pesquisa em Bioinformática e como algumas áreas da computação como inteligência artificial, reconhecimento de padrões, estruturas de dados e complexidade de algoritmos são aplicadas na solução destes problemas.

O Palestrante
Fábio Vicente cursa doutorado em Bioinformática na USP, onde pesquisa Inteligência Artificial
e Reconhecimento de Padrões, Genômica Comparativa e Redes de Genes. Participa do projeto de redes de genes da cana-de-açúcar no programa BIOEN (Programa de Bioenergia da FAPESP) . Tem Mestrado em Ciência da Computação pela UFPE, graduou-se em Ciência da Computação e fez Especialização em Redes no Unis-MG e é Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Batista de Varginha. Já lecionou na Unincor, no Unis e na Fatec de Recife e foi pesquisador (Bolsista DTI) no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) - Petrópolis - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário